Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Tempero da Vida.

(Themis Panou como avô Vassilis em "O Tempero da Vida")






“Canela, doce e ardente como toda mulher; Pimenta, picante e ardida como o sol; Sal, utilizado para dar mais sabor à vida” (frase impressa na capa do filme no Brasil).

O Tempero da Vida, “Politik Kousina” filme de Tassos Boulmetis de 2003 é um filme delicioso sob a ótica social e gastronômica. Tudo isso por conta dos ensinamentos transmitidos de geração para geração. É a história da terna relação estabelecida, e interrompida por questões geopolíticas, entre avô e neto, que tem como pano de fundo uma loja de especiarias (como o armazém do vô Tobias, meu avô paterno), e dois países, a Grécia e a Turquia.

Uma criança que cresce inspirada pelas lições do avô, que ora usa a gastronomia, ora a astronomia para falar da vida, tudo isso misturado e temperado pelos aromas e gostos que só as especiarias podem trazer para o nosso prato e para o nosso dia a dia.

(Markos Osse como o garoto Fanis em "O Tempero da Vida)


O filme mostra a alquimia presente no ato de alimentar-se, de alimentar a família, os amigos, a vida e os sonhos.  As metáforas da “Entrada, Prato Principal e sobremesa” marcando a vida de um garoto que tem nas lembranças as delícias preparadas e compartilhadas com o avô, e o gosto do primeiro amor.

A lição maior vem a partir das ervas culinárias e condimentos que o turco Vassilis com toda sua sapiência compara ao universo e seus mistérios, bem como as relações humanas. Para ele, o condimento utilizado num prato pode ser determinante para o bem ou mal, depende de como foi empregado e assim também é na vida.

O filme nos faz refletir sobre a afetividade presente nas nossas lembranças olfativas e gustativas, as memórias capazes de nos fazer voltar no tempo e no espaço sem sair do lugar, nos faz pensar no prazer que o ato de se alimentar nos proporciona e o quanto isso pode ser melhor quando compartilhado com as pessoas que amamos.


Ficha técnica:
Politik Kousina – Título em português: O Tempero da Vida
Direção de Tassos Boulmetis
Ano: 2003
País: Grécia e Turquia

Elenco: Georges Corraface, Başak Köklükaya, Themis Panou e Markos Osse.


(texto escrito por Meg Mamede para o blog Cozinha da Meg Mamede)

Comentários

Postagens mais visitadas