Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Festa de São Patrício. Na Irlanda, claro!


 Saint Patrick's Day na capital Dublin, Irlanda (imagem Goggle)

Nestes dias, muito tem se ouvido falar sobre o Saint Patrick's Day, – originalmente: Lá ’le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig ou simplesmente Paddy's Day na Irlanda, onde o dia tem seu maior peso – São Patrício  (385-461 dC) foi um missionário cristão, sagrado bispo para depois tornar-se um dos padroeiros da Irlanda.
E o que se comemora nesse dia? Como em todo e qualquer país que tenha tido ou tenha contato com a igreja católica de Roma ou não, festejar os Santos é uma prática comum. Para isso, vale a data do nascimento, da morte ou de algum feito importante do santo em questão. Melhor ainda quando a festa adota hábitos pagãos, no caso de Saint Patrick  é dia de beber muita cerveja e destilados, de encher de gente os pubs irlandeses, escoceses, ingleses e todos os outros espalhados pelo mundo.
A grande festa irlandesa ganhou adeptos não só nos países de língua ou colonização inglesa, como: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, tradição introduzida pela imigração irlandesa nesses lugares, ela já consta do calendário de festas de, por exemplo: nossos hermanos argentinos. No Brasil, algumas cidades também fazem festa, mas a mais agitada é de Belo Horizonte, MG. 
Na Irlanda a data de 17 de Março, dia da morte do Santo, é feriado nacional e o grande Festival de São Patrício leva muita gente para as ruas para ver os desfiles, dançar, beber e festejar o Saint Patrick´s Day, festa que podemos comparar, guardadas as devidas proporções, ao Carnaval brasileiro ou a Oktoberfest alemã.  
Neste ano a festa acontece na Irlanda de 16 a 19 de Março com desfiles, bandas de música, teatros de rua, espetáculos ao ar livre, danças, artes visuais e atividades para todas as idades. Além das cervejas: Guinness, Murphy’s e Beamish, conhecidas e consumidas em quase todo mundo, tem também a culinária tradicional e moderna a base de batata, carnes e frutos do mar. Como acontecem todos os anos, irlandeses e turistas tomam as ruas das cidades durantes os dias da festa.
Dublin se tingirá de Verde, a cor de São Patrício, que conforme conta a história é uma referência ao trevo de três folhas que o Santo utilizava para falar aos cristãos sobre a Santíssima Trindade.
São Patrício (imagem Google)
Ok! Mas, quem foi São Patrício?
Segundo Jacopo de Varazze em sua “Legenda Aurea” – livro no qual o autor relata a vida dos Santos – “O bem-aventurado Patrício pregava na Irlanda com poucos resultados, por isso pediu ao Senhor um sinal que assustasse os pecadores levando-os a fazer penitência. Por ordem do Senhor, ele traçou então com seu báculo um grande círculo no solo, e em toda aquela circunferência a terra abriu um grande e fundo poço. Foi revelado ao beato Patrício que aquele era o lugar do Purgatório, e quem quisesse ali descer não precisaria mais fazer penitência por seus pecados em outro purgatório. A maioria dos que ali entrasse não sairia, mas alguns voltariam depois de lá ter permanecido da manhã de um dia à manhã do outro. De fato, muitos dos que ali entraram não voltaram.” (leia na íntegra)
Agora... se quiser saber mais sobre a festa, terá que ser rápido para conseguir: vôo, hotel, preparar as malas e aterrissar na terra de Oscar Wilde, Liam Neeson, U2, The Corrs, The Cranberries, Enya, etc.. Quem sabe você não encontra algum deles por lá.

"Lá Fhéile Pádraig shona daoibh!”

Comentários

  1. Amei minha linda!
    floh

    ResponderExcluir
  2. Oi Floh, obrigada pelo carinho de sempre. Mas, quem é e está cada dia mais linda é você. Saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Postagens mais visitadas