quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eduardo Kobra e a Arte do Grafite.


O paulistano Carlos Eduardo Fernandes Leo de 36 anos, conhecido no mundo do grafite como Eduardo Kobra, mostra que o grafite é uma arte e que a única coisa que tem em comum com a pichação, que para mim é vandalismo e lixo, é o espaço e os suportes. Expoente da geração de grafiteiros paulistanos, Kobra tem mais de 50 trabalhos entre painéis e murais espalhados pela capital paulista, com trabalhos expostos no Brasil e em outros países.

Seus trabalhos são de um realismo e beleza que é quase impossível passar por eles e não parar para admirá-los. Um exemplo disso são os trabalhos realizados na: Avenida 23 de Maio com Viaduto Tutoia, um mural de quase 220 metros de extensão, retratando a São Paulo nos anos 20 e o da Praça Panamericana, que tem 9 metros de altura por 30 de comprimento e mostra um grupo de imigrantes italianos.


É clara a influência do muralismo mexicano nos trabalhos do artista, o volume dos corpos e a monumentalidade das obras. Vendo os murais do Eduardo Kobra me lembrei do trabalho do Mário Gruber existente na estação Sé do metrô de SP, um mural de 50m2 em acrílico e vinil intitulado “Assim como sempre, o amanhã está em nossas mãos”, artista que nos anos 50 conviveu de perto com Diego Rivera.

Além de Gruber, acredito que o artista tenha outras “coisas em comum” com Cândido Portinari, do que somente a contaminação por metais existente em algumas tintas usadas por ele(s), me refiro: aos murais e painéis pintados com temáticas realistas e críticas sociais.


Obra localizada na Avenida Faria Lima-S.Paulo/SP

O que mais me encanta no trabalho do Eduardo Kobra e o resgate da memória seja ela: paulista, paulistana, da imigração, dos usos e costumes, porque faz com que transeunte típico de grandes cidades, apressado e distante, olhe, conheça e até pare para admirar cenas de um passado não tão distante assim, mas importantíssimo para história das cidades.

Conheça o belíssimo trabalho de Eduardo Kobra.

2 comentários:

  1. Querida Meg, vim agradecer pela honra de tê-la no Projetando Pessoas compartilhando suas vivências! A sua entrevista é um sucesso de acessos! Parabéns e muito, muito obrigada!
    bj carinhoso
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra eu é quem agradeço a oportunidade. A propósito, quando eu for a SP, farei contato e quem sabe tomamos um café. Beijos carinhosos.

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails