quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Yoani Sánchez: de Cuba para o Brasil.

Vendo jornal soube da possibilidade de Yoani Sánchez, finalmente, sair de Cuba. Na verdade por hora é tudo especulação da mídia, afinal, o governo cubano negou a saída da blogueira do país por mais de 18 vezes.  A esperança de Yoani que já conseguiu visto para vir ao Brasil participar da exibição no dia 10 de fevereiro em Jequié na Bahia, do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta brasileiro Cláudio Galvão, é a visita da presidente Dilma Roussef a Cuba, ocasião na qual Yoani espera ser recebida pela presidente brasileira para uma conversa.
O blog Generación Y no ar já há alguns anos, tornou Yoani Sánchez conhecida e premiada no mundo todo. Em 2009 ela teve sua saída de Cuba para vir a São Paulo negada, ocasião do lançamento pela editora Contexto do livro “De Cuba com carinho”, uma seleção de artigos do blog.

Corajosa, ela narra e registra através de textos e imagens o que é viver na ilha dos Castros, realidade cotidiana e perigosa para ela que conta sem papas na língua e de maneira responsável toda a dificuldade da vida em Cuba, principalmente para quem é tido como persona non grata pelos socialistas da ilha.

Generación Y, um dos blogs mais acessados e lidos no mundo não pode ser lido em Cuba.

Censurada, Yoani publica seus artigos através de lan houses e, por vezes em hotéis com ajuda de amigos e turistas.

Apesar de todos os problemas e dificuldades que a autora tem para manter o blog, sobretudo, a informação em tempo real sobre o que acontece naquele país e em sua própria vida e, apesar da crítica ácida e ferrenha que ela tece ao governo e seus seguidores, é possível perceber seu amor por Cuba. Ela faz o que faz porque quer ver Cuba mudar, porque quer viver num lugar melhor onde o direito de ir e vir seja mais que respeitado, seja garantido e isso só compreende quem deixou seu lugar e voltou, quem já teve sua liberdade tolhida ou sua voz calada.

¡Ojalá! Espero que a vinda de Yoani Sánchez ao Brasil se concretize e que ela possa desfrutar desse momento tão esperado, por ela e por seus leitores, que assim como eu, adorariam ter um exemplar do livro autografado pela autora num merecido e festejado lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails