terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2012 O ano do Dragão.


2011 foi o ano do Coelho para o Ano Novo chinês. Eu estive no bairro da Liberdade em S.Paulo conferindo a festa em companhia da amiga Maria Emília, que aliás, adora aquele bairro, pedacinho do oriente na cidade de S.Paulo. Fazia um calor infernal, as ruas tomadas de gente e aromas que saiam das barracas e restaurantes da região, uma verdadeira maratona conseguir andar ou parar num lugar para ver o desfile passar, ponto alto da celebração.

Num colorido de encher os olhos, o vermelho, o amarelo e o dourado saltam em meio à multidão, a festa vibrante mostra um lado do povo chinês desconhecido por nós ocidentais e que aos poucos ganha espaço mundo afora. A festa que acontece nos EUA desde 1953, já tem lugar na Inglaterra, Canadá e mais recentemente no Brasil, com inicio em 2005 no bairro paulistano.  

Festa do Ano Novo Chinês na Liberdade-SP
(foto_Meg Mamede)
A China com sua cultura milenar e tradição exporta mais que produtos para todo o mundo, exporta filosofia e tendências que rapidamente são absorvidas e difundidas no ocidente.

2012 será o ano do Dragão conforme o calendário chinês que comemora o ano 4710. O animal que simboliza a sabedoria e o Império regerá este ano.

Para celebrar a entrada do Ano do Dragão, será montado um palco na praça que leva o nome do bairro, pelo qual passarão academias de artes marciais, grupos musicais, de dança e até modelos desfilando trajes típicos de diversas dinastias chinesas. Barraquinhas de comidas típicas e artesanatos também dão o tom da festa. O evento acontece nos dias 21 e 22 de janeiro e deve reunir mais de 150 mil pessoas, número que já ultrapassa as festas realizadas em São Francisco e Londres, sendo uma das maiores festas fora da China.

Durante o período de festas o gigante asiático para por 15 dias, entre preparativos, viagens e ritos que festejam a passagem do ano, o povo chinês realiza grandes banquetes em casa ou restaurantes e costuma viajar de volta as suas cidades de origem para visitar a família e amigos. O ponto alto da festa, na China, é a queima de fogos de artifício, momento em que eles acreditam atrair sorte e espantar as energias negativas.


Xin Nian Kuai Le para todos!

Saiba mais em Ano Novo Chinês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails