domingo, 16 de outubro de 2011

Sabores da Espanha em Curitiba

Apesar do vento frio e “otras cositas mas” Curitiba têm surpreendido. Tenho descoberto a cidade a pé, como tem que ser.  Andando pelas ruas da cidade cada dia eu volto para casa com uma novidade. Noite dessas fomos assistir a banda curitibana Confraria da Costa no Sesc da Esquina, parte da programação 2011 do projeto “Som da Cidade”, antes do show começar aproveitamos para conhecer o Restaurante Gonzales y Garcia e provar a culinária.

Restaurante Gonzales y Garcia_foto de Priscilla Fiedler
Não nos decepcionamos, lugar aconchegante, decorado com fotos e motivos espanhóis, música ambiente e os ricos montaditos y tapas acompanhados de cerveja, vinho ou sangria fazem a alegria dos apreciadores dos sabores Ibéricos. E por falar em ibéricos, começamos provando montaditos de queijo brie e jamón serrano, em seguida patatas bravas e langostinos, acompanhados de sangria de vinho tinto para mim e Heineken pro Rogério. Com porções bem servidas e cuidadosamente preparadas, confesso que viajei de volta à Espanha, foi como se eu tivesse salido de poteo o pintxos como se diz por lá. A sangria que tomei estava muito melhor que a sangria que tentei tomar em La Rambla, Barcelona, no verão de 2009. Outro ponto forte são as promoções e descontos que a casa oferece de terça a sexta-feira das 17h às 20h, a relação custo-benefício é uma boa surpresa e incentiva a visitar mais vezes o restaurante. Além das  opções de pratos oferecidos: paella, carnes na parrilla e as caçarolas de bacalhau ou camarão com alho no azeite de oliva. Hum! Só de pensar fico com água na boca.

Restaurante Txapela_foto de Meg Mamede
E por falar em vontade, foi o que me deu, quando vi numa das ruas do centro um Lauburu com as cores bascas indicando outro lugar para conhecer: o Restaurante Txapela, meus olhos brilharam e os sabores e aromas tomaram conta da minha mente. Chegando em casa contei pro Rogério que havia encontrado um lugar ótimo para o lançamento do meu livro, mas que antes queria conhecê-lo, provar os sabores oferecidos e, foi o que fizemos dias depois no Txapela (nome dado a boina que os bascos usam). O restaurante situado numa casa centenária, tombada, recorda os casarios bascos do ponto de vista da solidez da construção, as casas bascas são muito peculiares. O restaurante tem em sua decoração objetos da cultura basca, além de fotos espalhadas em vários pontos, no banheiro encontrei imagens da San Pedro Kalea, Hondarribia, cidade retratada no mural pintado em uma das paredes da casa, mostrando um pouco das festas bascas. Coincidentemente, Hondarribia foi a última cidade basca que visitei dias antes de retornar ao Brasil, depois de viver dois anos no norte da Espanha. Voltando à culinária, nessa noite começamos com os pintxos (montaditos), escolhemos o de queijo brie com damasco e um com maionese de kani com salmão, pedimos inicialmente duas taças de vinho (denominação de origem La Rioja, por supuesto), em seguida provamos croquetes de jamón ibérico e, apesar da noite não estar quente (estamos em Curitiba) pedi um gaspatxo (que pode ser servido como entrada fria a base de tomates, azeite de oliva e alho, ou como opção refrescante para dias de verão, como o salmorejo cordobés) e o Rogério pediu paella com frutos do mar, um pouco salgada pro meu gosto (particularmente prefiro o arroz de mariscos, especialidade portuguesa), tudo acompanhado de mais vinho (dica: peça a garrafa de vinho ao invés de taças, a relação custo benefício é melhor) e para terminar pedimos creme catalão que... estava delicioso.
Tanto o Gonzales y Garcia quanto o Txapela tem bom serviço, com atendentes atenciosos e educados. Em ambos estivemos durante a semana para um happy hour, mas, acredito que mesmo em noites mais movimentadas não deva haver surpresas, talvez um pouco mais de espera, mas nada que não possa ser compensado pela exquisita culinária servida.
¡Que aproveché!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails