segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Daí a Cesar o que é de Cesar

Cartaz by_Esther Carreras
Este post é um mea culpa com a Esther Carreras, ilustradora de La Rioja, Espanha, de quem tomei emprestado uma ilustração sem citar a fonte por puro desconhecimento. Isso aconteceu em abril de 2010 quando eu ainda vivia em Orduña, naquele fim de semana eles comemoravam o dia do livro e ao entrar em uma pequena livraria da cidade, na mesma rua do Café Samaná, vi um cartaz que me chamou muita a atenção pois reunia duas coisas das quais eu gosto muito: livros e vinhos, especialmente os com denominação de origem La Rioja. Na data, comerciantes locais fizeram um promoção e na compra de um livro ganhava-se uma taça de vinho em alguns bares da cidade. Acabei buscando na internet a imagem, mas não encontrei o autor, usei assim mesmo e de certa maneira infringi algo que para mim é muito importante e que nos dias de hoje é quase impossível de controlar, o uso da produção artística ou intelectual de outrem sem prévia autorização. Eu mesma já passei por isso com textos meus, contundo e apesar de meu blog estar sob licença creative commons, isso não isenta o usuário de citar a fonte, melhor dizendo, dar os créditos. Eu desde muito tempo, mantenho no meu blog um aviso para o caso de usar algo sem autorização prévia, para que quem saiba da autoria me avise, em seguida faço contato para manter ou retirar do ar o material. A Esther educadamente entrou em contato, eu por minha vez só fiz pedir desculpas e me explicar, ela gentilmente me autorizou o uso dessa ou de outras imagens de seus trabalhos. Bem, isto tudo aqui é pra dizer que "daí a Cesar o que é de Cesar e à Esther o que é da Esther".

Conheçam o trabalho dessa garota em  http://culopower.blogspot.com/ vale a pena!!

2 comentários:

  1. Nossa, Meg!

    A internet é complicada quando nos remetemos ao crédito das imagens e textos. Ainda bem que conseguiu resolver este pequeno problema.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Rafaela, tento ao máximo usar imagens minhas ou as que eu conheça a autoria, mas às vezes escapa algo, daí é usar a diplomacia e resolver a questão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails