domingo, 4 de setembro de 2011

Cultura da Organização.

A cultura no mundo não é homogênea, o comportamento humano é diferente em cada grupo e sociedade. As pessoas diferem entre si, afinal temos personalidades distintas, sofremos interferência do meio em que vivemos e recebemos educação diferente, além de outros elementos que contribuem para ser como somos, portanto, a questão da organização sofre influência de todos esses itens.


Nós brasileiros temos hábitos peculiares de quem vive num país tropical, onde o frio, por exemplo, não é tão rigoroso como na Europa e em outras partes do mundo, salvo os estados ao sul do país e as mudanças climáticas, temos sol e muito calor quase todo o ano e isso contribui para a tendência de vida outdoor que a grande maioria da população possui. As relações se dão muito mais no âmbito externo e, a casa fica em segundo plano. Os ambientes preferidos para desfrutar a vida são: as praias, os bares, os clubes, as ruas, diferente do europeu, por exemplo, que tem por hábito receber em casa os amigos e familiares não só em ocasiões especiais ou datas comemorativas, por isso a organização da casa é algo importante.

Não é à toa que a expressão lar doce lar - título da canção composta no século 19 pelo inglês Henry Bispo - seja tão utilizada para expressar a importância desse ambiente junto às pessoas que prezam um lugar onde conforto, praticidade e beleza imperem. Num país como nosso, de dimensões continentais e herança multicultural, a influência dos trópicos e a malemolência das gentes são elementos muito presentes nas questões comportamentais e refletem diretamente na maneira de organização da nossa vida, do nosso trabalho, do nosso tempo e da nossa casa, interferindo, de maneira positiva ou não, em nossa qualidade de vida.

Para que isso mude é necessário que mudemos nossa forma de organizar as coisas e isso requer quebra de paradigmas, mudança de mentalidade e difusão da cultura da organização, como por exemplo, o método 5S conhecido no mundo a partir do Japão, o Feng Shui trazido da China ou a maneira prática dos norte-americanos organizarem armários, closets e despensas e a preocupação com a manutenção e cuidados com a casa no melhor estilo "faça você mesmo". No âmbito corporativo encontramos ferramentas eficazes como: GED / ECM / EIM, etc, especialmente desenvolvidas para a organização de documentos.

A preocupação com a sustentabilidade, a reeducação, o surgimento de profissionais e produtos que atendem a essas necessidades são sinais de que estamos mudando e que aos poucos, nós brasileiros, começamos a nos preocupar mais com a qualidade de vida seja no âmbito da casa, seja no trabalho, otimizando nosso tempo.

Pensando nisso muitos são os produtos e serviços que já podemos encontrar no mercado brasileiro. Empresas preocupadas com a organização do nosso lar, do nosso trabalho e dos nossos arquivos pessoais inslusive, e o mais importante: seguindo tendências e regulamentação que cada segmento exige, respeitando as necessidades do cliente e atendendo a demanda com muita qualidade e profissionalismo.

Para saber mais sobre serviços e produtos visite esses links:


Index Informação Integrada

OZ Loja

Container e Cia

Rafaela Lima - Personal Organizer

2 comentários:

  1. Oi, Meg!

    Ficou excelente seu artigo sobre organização. Obrigada por indicar o blog "Organizar para viver melhor".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Rafaela,
    Que bom vê-la por aqui novamente. Eu é que agradeço as palavras e a gentileza. Sucesso sempre!! Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails