terça-feira, 19 de julho de 2011

Arrumando as malas para viajar.

Quem não gosta de viajar? Todo mundo né! Mas brasileiro tem um defeito grave, deixa tudo pra última hora. Planejar é algo importante até para uma pequena viagem. Outro problema que a falta de planejamento traz, é a sobrecarga, isso mesmo, afinal sem saber ao certo o que realmente necessitam, há pessoas que levam a casa na mala. Eu mesma já fiz isso algumas vezes e tudo que ganhei foram dores pelo corpo. O pior é quando a bagagem é extraviada ou perdida, o prejuízo é maior ainda. Por isso reuni algumas dicas interessantes para quem quer aproveitar o que resta das férias.
 
Janeiro, calor no hemisfério sul e muito frio e neve no hemisfério norte, por isso as dicas do que levar diferem bastante. Quem for viajar pra fora do país, pode contar também com as liquidações e fazer boas compras, nesse caso nem tem que se preocupar em levar muita coisa. Bem, vai dizer que não quer gastar. Mas, às vezes até compensa comprar algo na Europa ou EUA, pode ser bem mais barato que adquirir a mesma peça aqui. Compare e se pergunte: Necessito ou desejo? Isso faz toda diferença e evita trazer "elefantes brancos" pra casa.

Moda e estilo são para poucos, mas se você não abre mão de estar sempre bonita e confortável não deve esquecer que simplicidade também pode ser elegante e para tanto, não há necessidade de colocar todo seu guarda-roupa na mala.

Então vamos lá:

Sapatos - Coloque-os embalagens próprias ou em sacos de tnt. Para sapatos que amassam, coloque uma meia em forma de bolinha por dentro do calçado. Na mala, vão por baixo de tudo ou em nichos que se formam no final.

Peças íntimas - Em saquinhos de tecido próprio, disponíveis em lojas de organização doméstica. Organize sempre em conjuntos e para sutiãs e biquínis com bojo, gire uma das partes e encaixe, formando peça única, para não amassar.

Bijoux - Em uma caixa pequena com divisórias.

Saco de roupa suja - Dobre do modo oriental, enrolando até formar uma bandeirinha.

Casacos - Guarde-os do avesso, com uma manga dentro da outra, esticado no comprimento da mala por baixo de tudo e se achar necessário utilize uma capa. Caso seja apenas um casaco, opte por levá-lo à mão, assim ganhará mais espaço na mala.

Roupas pesadas – Coloque-as no final da mala, como calças compridas abertas no sentido do comprimento para evitar que amassem.

Écharpe e cachecol - Arrume como rolinhos para acomodar nos espaços que se formam entre as roupas dentro da mala.
Material líquido - Acomode em saco plástico (tipo estanque), mesmo dentro da nécessaire.

Nécessaire - Uma nécessaire fica para itens de banho (xampu, condicionador, sabonete, hidratante etc.) observar as restrições em viagens áreas, evitando problemas. A segunda, para rosto e cuidados gerais (protetor solar, creme para noite, maquiagem, escova de dentes, fio dental, pente). Para homens, inclua um kit para barbear. E uma última unidade destina-se à emergência (remédios, cera depilatória em papelote, pinça, lixa de unha, um esmalte, absorvente). Se preferir uma única peça para acomodar todos os itens.

A estação do ano define sua mala, mas quem adapta e resolve o que levar ou não é você, sempre com bom senso e criatividade.

Mulheres - uma semana de verão
Peças íntimas, 4 biquínis (pode substituir 1 biquíni por 1 maiô), 2 saídas de praias, 1 boné, 1 chapéu, 1 chinelo , 1 sandália baixa, 1 sandália alta, 1 tênis, 2 vestidos curtos, 1 vestido longo, 4 tops (blusas), 1 saia,
1 shorts ou bermuda, 1 bolsa de praia, 1 calça pantalona de seda, linho ou outro tecido leve que preferir, 3 conjuntos para praticar esportes, 1 tricô meia estação (casaquinho), Para quinze dias, some mais 1 biquíni, 2 vestidos e 3 tops.

Homem - uma semana de verão
Peças íntimas, 1 chinelo, 1 tênis, 1 sapato esportivo tipo mocassim, sungas, 3 bermudas, 4 camisetas, 1 camiseta pólo, 1 camisa, 1 capri ou calça, dependendo do estilo, 1 jaqueta jeans ou outro tecido, 1 boné, Para quinze dias, some mais 2 bermudas, 3 camisetas e 1 calça.

Mulher - uma semana de inverno
Peças íntimas, incluindo meias e leggins nas cores preta, marrom e uma colorida, maiô preto, 1 chinelo, 1 tênis, 1 sapato de salto preto, 1 bota (canos à altura que desejar), conjuntos esportivos com um casaco comum a todos,  jeans de sua prefência, 1 calça mais descolada, 2 minissaia jeans, 2 shorts jeans ou outro tecido que preferir, 2 vestidos, 2 blusas de manga curta (para sobrepor ou usar por baixo, neste caso dê preferência para as de algodão que ajudam no inverno),  blusas de manga longa, 2 tricôs, 1 casaco pesado para com combinar com tudo, 1 bolsa pequena preta, 1 bolsa de cor neutra para todo dia, cintos e acessórios: cachecol, golinha de lã, luvas, bijoux, boina, chapéu, Para quinze dias, inclua mais um vestido e quatro blusas.

Homem - uma semana de inverno
Peças íntimas, 1 sunga, 1 chinelo, 1 tênis, 1 bota esportiva ou sapatênis, 2 bermudas e uma calça em tecido tecnológico, 1 jeans, 1 calça cargo (opcional), 3 camisetas, 1 camiseta manga longa, 1 manga longa pólo, 1 camisa, 1 tricô, 1 casaco pesado, cachecóis e boné ou outro acessório que preferir, Para quinze dias, aumente o número de blusas.

Agora é fechar as malas, identificá-las e se preferir fazer uma lista dos pertences para o caso de extravio e BOA VIAGEM!!


O que fazer se sua bagagem extraviar em viagens aéreas? Clique aqui e saiba como proceder.

(texto escrito por Meg Mamede para blog de Organização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails