Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Hassápiko.

Cena imortalizada pelo genial Anthony Quinn em “Zorba, O Grego” de Michael Cacoyannis, filme de 1964, com música de Mikis Theodorakis,  o Hassápikos é uma dança derivada do hassápis, que, em turco, significa “açougueiro”. Durante a ocupação otomana, os açougueiros de Constantinopla eram gregos oriundos da Albânia e dançavam o hassápikos durante as festividades de sua comunidade. As frases musicais coincidem com as figuras das danças. Normalmente dançado por duas ou três pessoas de igual estatura, que colocam as mãos um no ombro do outro.  No vídeo, a amiga Eva, sua irmã Vik e o Alexandre, integrantes do Grupo Grécia, com coordenação de Nicolas Bellonis e Grupo Musical Kostakis, mostram a alegria do povo grego em suas festas.




Comentários

  1. Olá, Meg! Entrei mais uma vez a bordo, aqui em seu blog, para poder ler com mais calma os seus bem escritos e interessantes textos.
    Um grande abraço de um novo visitante, e que este espaço continue sendo visitado por muito mais pessoas do nosso querido e amado planeta.

    Davilson
    http://pensesp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Davilson,
    Obrigada pelas gentis palavras, seja bem vindo sempre que quiser ler ou viajar comigo nesse espaço. Não teria valor algum escrever a esmo, saber que pessoas como você e outras tantas visitam a página e gostam do que encontram, mesmo sem comentarem, é uma satisfação para mim. Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Postagens mais visitadas