quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Ao menos, os porcos não se transformam em Homens quando bebem"

Foto tirada em Salamanca, 2008

Apocalíptico! Não! Não se trata do filme de Mel Gibson, tão pouco é um comentário sobre o último livro bíblico, Apocalipse. Trata-se de como a mídia mundial têm noticiado a questão sanitária e, que tem preocupado países de todos os continentes nos últimos dias.

Claro que com a saúde não se brinca, mas... daí gerar pânico, xenofobia, protecionismo e insegurança é mais que sensacionalismo, eu diria ser irresponsabilidade, tanto dos meios de comunicação, dos orgãos sanitários (locais e mundiais) quanto e sobretudo dos governos que têm usado o assunto para tomar medidas pra lá de protecionistas em plena crise financeira global.

Tecnicamente não posso discorrer sobre o assunto, pois as questões de saúde e doenças infecto-contagiosas não fazem parte do meu métier, para isso indico o esclarecedor e bem humorado artigo do Dr. Alessandro Loiola*/Especial para BR Press, entre muitos outros existentes na rede.
http://br.noticias.yahoo.com/s/04052009/48/saude-gripe-porco.html. Todavia gostaria de fazer um breve comentário sobre o reflexo disso tudo por aqui.

Como sabem na Espanha há grande produção de suínos, haja vista o consumo do delicioso jamón ibérico e serrano, entre outros, tradição gastronômica por aqui, mais que isso, questão cultural... os espanhóis crescem comendo bocadillos, bocatas, pintxos e outros pratos mais sofisticados à base de carne suína, desde a mais tenra idade, me refiro a infância, à mais sábia idade, a melhor idade (nomenclatura que tenho ouvido por aí), sentados nas plazas mayores de suas cidades ou nos vários bares e restaurantes espalhados por toda a Espanha, desfrutam de um prazer tipicamente espanhol e eu que no Brasil não comia bisteca de porco, somente a pururuca que o Sr. Mamede (meu pai) faz, cheguei aqui e me entreguei aos prazeres da mesa... inclusive em um churrasco que fizemos aqui em casa, comi, inicialmente sem saber, costelas de porco assadas e me deliciei. O chorizo e outros embutidos à base de carne de porco também não podem faltar na mesa do espanhol. Ora, num país em que suíno acabou no cinema, quem não viu Javier Barden com aquele jamón nas mãos, no filme de Bigas Luna Jamón, Jamón (1992) e... não teve vontade de prová-lo? Me refiro ao jamón (risos).

Bem, humor à parte o que quero dizer é que ao abrir os jornais, ligar a TV me deparo com as mesmas notícias que meus amigos no Brasil e no mundo têm presenciado... gripe suína, porcina, nova gripe, gripe A... pessoas sendo isoladas em hotéis, casas, mexicanos sendo repatriados, porcos sendo queimados em países como Egito e agora o veto à importação... Rússia proibindo a entrada do gado suíno espanhol e gado bovino americano, a China proibindo vôos com origem ou destino ao México... se a moda pega, além da pandemia divulgada pelos meios, logo teremos um aumento voraz da xenofobia, uma crise financeira agravada por medidas protecionistas nada boa para o momento que atravessamos.

Voltando ao artigo "Gripe do porco: o fim?" dei boas risadas... precisamos de mais textos assim, que desmistificam tabus e esclarecem de maneira bem humorada o que a mídia em geral adora explorar de maneira extremada e por vezes equivocada até encher a paciência do cidadão .

O suíno transmite o vírus da gripe e o Homem o vírus da ignorância, uma verdadeira cegueira (até me lembrou a obra do Saramago, levada ao cinema pelo Fernando Meirelles, que trata justo de uma pandemia de cegueira branca)... as pessoas não vêm as coisas com clareza, assustados com o destino do mundo, com previsões apocalípticas feitas por sensacionalistas esquecem da razão e sobretudo de viver.

Ah! Os porcos, queimados pela inquisição moderna... imagine a Espanha sem seu rebanho de Patas Negras, sem jamón... Sabem o que me consola de verdade?

É... saber a diferença entre o Homem e os porcos, isto é: "que os porcos não se transformam em Homens quando bebem".

6 comentários:

  1. Adorei!
    Nossa! Adorei mesmo, a mídia mundial gosta quando algo assim acontece, daqui a pouco irá surgir a gripe psicologica suína, uma gripe psicosomática criada por um homem assombrado pelo espirro.
    Algo assim:
    -Atchimmm...
    -Ihhhh é gripe suína!

    Parabéns pelo post, agora me tens como seguidor!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a imprensa mundial tem exagerado. Aqui no Brasil já são cinco óbitos confirmados pela doença e quinze casos também confirmados, mais vinte e cinco casos em quarentena. Realmente dentro em breve vamos viver uma gripe psicológica, pois a gripe suína já chegou.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, imagino que vc seja alguém da área médica e possui informaçao privilegiada, pois tenho lido os jornais e informes brasileiros, falado com amigos, todavia ninguém noticiou esses 5 óbitos que você menciona. Quais seriam as fontes? Sei claro, que casos confirmados de contagio foram contabilizados e estao em quarentena, mas sobre as mortes ñ soube nada... Você poderia dividir conosco essa informaçao, afinal apesar de ñ estar no Brasil, me preocupo com o que passa por aí. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem colocado sua opnião sobre esse assunto que já tomou proporção estranha até.
    Penso sempre que os humanos precisam cada vez mais de tragédias para poderem se sentirem " Vivos".

    Vim passeiar pelo seu mundo Meg e sempre é delicioso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. realmente a imprensa esta dando uma baita noticia sobre isso ..
    mas deve ser o medo q o mundo sofra mais como nas gripes anteriores .. pelo menos aqui no br os casos confirmados estao sendo "tratados" e parece q já tem uma pessoa q esta de alta do hospital por causa da gripe ..
    daqui a uns 6 meses eles criam a vacina e pronto .
    o problema é .. DAQUI A 6 MESES? é um tempinho né .. =/


    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ah. Sim. Realmente esta informação você não possui. Sou médico residente em Manaus na Ala Santa Cecília da Santa Casa de Misericórdia e estamos lutando para que os nove óbitos que tivemos correlação clínica fossem reconhecidos. Tratam-se de pessoas que mantiveram contato com americanos que se foram e foram internados no Memorial Hospital de Boston, com óbitos confirmados. Porém entendemos que a grande mídia e o ministério da saúde não divulgam, mesmo em face de nossos protestos, pois entendem que o fato de não terem ocorridos o óbito em território nacional não contam. As pessoas que mantiveram contato estão no isolamento. Mas falando de mundo já de cinco mil infectados e mais de 60 óbitos. Grato. Jorge.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário. Em breve seu comentário será publicado.

Outras viagens que podem interessar:

Related Posts with Thumbnails